Panem RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ambientação e Trama

Ir para baixo

Ambientação e Trama Empty Ambientação e Trama

Mensagem por Alaric Alioth Qua Set 16, 2015 12:30 am


panem rpg


AMBIENTAÇÃO
"Assim que o relógio da cidade dá as badaladas indicando que são duas da tarde, o prefeito sobe ao pódio e começa a leitura. É a mesma coisa todos os anos. Ele conta a história de Panem, o país que se ergueu das cinzas de um lugar que no passado foi chamado de América do Norte. Ele lista os desastres, as secas, as tempestades, os incêndios, a elevação no nível dos mares que engoliu uma grande quantidade de terra, a guerra brutal pelo pouco que havia restado. O resultado foi Panem, uma resplandecente Capital de treze distritos unidos que trouxe paz e prosperidade a seus cidadãos. Então vieram os Dias Escuros, o levante dos distritos contra a Capital. Doze foram derrotados, o décimo terceiro foi obliterado. O Tratado da Traição nos deu novas leis para garantir a paz, e como uma lembrança anual de que os Dias Escuros jamais deveriam se repetir, também nos deu os Jogos Vorazes.

As regras dos Jogos Vorazes são simples. Como punição pelo levante, cada um dos doze distritos deve fornecer uma garota e um garoto – chamados tributos – para participarem. Os vinte e quatro tributos serão aprisionados em uma vasta arena a céu aberto que pode conter qualquer coisa: de um deserto em chamas a um descampado congelado. Por várias semanas os competidores deverão lutar até a morte. O último tributo restante será o vencedor.

Levar as crianças de nossos distritos, forçá-los a matar uns aos outros enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela. De como teríamos pouquíssimas chances de sobrevivência caso organizássemos uma nova rebelião. Pouco importam as palavras que eles utilizam. A mensagem é bem clara: 'Vejam como levamos suas crianças e as sacrificamos, e não há nada que vocês possam fazer a respeito. Se erguerem um dedo, nós destruiremos todos vocês da mesma maneira que destruímos o Distrito Treze'.

Para fazer com que a coisa seja humilhante, além de torturante, a Capital nos obriga a tratar os Jogos Vorazes como uma festividade, um evento esportivo que coloca todos os distritos como inimigos uns dos outros. O último tributo vivo recebe uma vida tranquila ao voltar para casa, e seu distrito recebe uma enxurrada de prêmios, principalmente comida. Durante o ano seguinte a Capital fornecerá ao distrito vencedor cotas extras de grãos e óleo, e até mesmo guloseimas tais como açúcar, enquanto o resto de nós luta contra a fome."

~ Trecho retirado de Jogos Vorazes, o primeiro livro da trilogia.


TRAMA
É chegado o ano da 25ª Edição Anual dos Jogos Vorazes. Toda uma nova geração sente na pele o peso dos erros que seus pais e avós cometeram no passado ao se rebelarem contra a Capital. Em 24 longos e dolorosos anos, 24 edições deste evento sanguinário foram realizadas e mais uma está a caminho para acrescentar novos nomes à crescente lista de jovens e crianças que perderam suas vidas de uma forma cruel e prematura para deleite da aristocracia capitalista. Ainda assim, é de se notar que, a esta altura do campeonato, os Jogos Vorazes já se tornaram uma realidade constante e rotineira para os mais novos. Após todo este tempo as pessoas já se resignaram a aceitarem suas perdas e chorarem um luto silencioso – não há escapatória às leis da Capital.

Ah, a Capital. Mais rica e bela do que nunca; intacta como se a guerra sequer houvera existido. De fato, nenhum outro lugar ostenta tanta fartura e conforto quanto o lar do Presidente Caligulanus Snow. Após mais de duas décadas assistindo de camarote ao verdadeiro show que são os Jogos Vorazes, os capitalistas passaram a praticamente moverem-se em prol dos jogos. O evento se tornou o eixo de toda a economia de Panem, e quando se trata dos jogos, as pessoas da Capital não para um minuto sequer. Seeder Howell, a garota do Distrito 11 que venceu a edição passada, mal teve tempo de terminar sua turnê da vitória e todo mundo já se prepara para a tão aguardada 25ª Edição.

É então que um comunicado oficial da Capital é emitido para toda Panem, e uma enorme reviravolta pega a todos de surpresa quando o filho do presidente aparece em cada tela disposta pela nação e anuncia:

“A todos os cidadãos de Panem, comunico-lhes com pesar que o nosso louvado presidente Caligulanos Snow, meu pai, haverá de se abster de suas funções no governo por tempo indeterminado, em razão de súbitos problemas de saúde que no momento lhe assolam. Em decorrer deste fato, informo-lhes também que a partir de hoje, eu, Coriolanus Snow, assumirei as funções de meu pai como governante soberano de Panem até que o mesmo se encontre em condições que o tornem apto para tanto novamente.”

Então era isso. Por mais estranho e até mesmo ridículo que tivesse soado, todos foram forçados a engolir o fato de que, do dia pra noite e sem nenhuma aparente explicação, o presidente Caligulanus fora misteriosamente assolado por algum tipo de doença que nem mesmo a milagrosa medicina da Capital podia curar, e que agora o seu filho Coriolanus, no auge de seus 25 anos de idade, resolveu tomar as rédeas de Panem a seu bel prazer. Grande parte da elite capitalista se inquietou com esta declaração, muitos considerando o ato como um golpe político ou início de uma conspiração, outros apenas recusando-se a seguir ordens de um mero garoto mimado. A inquietação chegou também aos distritos, onde os cidadãos começaram a incitar pequenas rebeliões, aproveitando-se do que eles consideravam como um momento de fragilidade no governo.

O que ninguém esperava, porém, era que o jovem Coriolanus não era nenhum amador. Ele não só estava pronto para enfrentar o que ele já sabia que iria acontecer como também já possuía tudo o que precisava para firmar-se no poder de Panem sem grandes empecilhos. Afinal, de que mais precisa um líder se não de um grupo de fiéis seguidores? O jovem Snow já havia recrutado os seus bons e suficientes aliados, e não tardou a implementar algumas mudanças em toda Panem. Chicoteio em praça pública passou a ser uma constante em qualquer caso onde fosse identificado o mínimo resquício de um ato de traição ou revolta. Carga-horária de trabalho dobrada, para que as pessoas dos distritos percebessem quem não estavam brincando com alguém qualquer. Os altos cargos do corpo de Pacificadores foram relocados a favor daqueles que se mostraram fiéis ao novo presidente. E como não poderia deixar de ser, os Jogos Vorazes não deixariam de esboçar um pouco da nova identidade do governo de Panem. Snow substituiu todo o corpo de responsáveis pelos jogos, reservando os cargos de idealizadores-chefes para dois de seus amigos mais próximos e confiáveis: Alaric e Louis, os bizarros gêmeos Alioth. Estes receberam carta branca para desenvolver como bem entendessem o desenrolar do grande show que movia toda Panem.

É então que a grande carta na manga é revelada: a tão aguardada 25ª edição seria convertida em um grande Massacre Quaternário, realizado em comemoração ao aniversário de 25 anos do evento. Para a Capital esta foi uma notícia mais extasiante do que se podia suportar; para os distritos, isto não soou como nada menos que um novo pretexto para aumentar o seu tormento. E eles não estavam errados. Esta edição seria especial por um motivo que não seria nada agradável para os cidadãos dos distritos. E é assim que Coriolanus Snow dá o pontapé inicial ao seu governo, trazendo consigo uma nova onda de terror e tortura que marcaria o início de seu vindouro reinado em Panem.


PANEM

► Capital

A Capital é uma metrópole extremamente avançada que, para manter seu alto padrão de vida, explora sem misericórdia os recursos dos doze distritos ao seu redor. Os moradores da Capital são por natureza fúteis e inescrupulosos, mas acima disso, são bastantes alienados à verdadeira essência corrupta e cruel de sua nação. Vestem-se de forma extravagante, possuem um sotaque afetado e agem como verdadeiros burgueses ou aristocratas. Esbanjadores natos, os capitalistas gastam verdadeiras fortunas patrocinando os Jogos Vorazes, pelo simples prazer de assistir o sofrimento dos tributos na arena.

► Distrito 1

É um dos distritos carreiristas e um dos favoritos da capital, pois é o maior produtor de artigos de luxo tais como jóias, perfumes, roupas e maquiagens para a alta classe de Panem. O nível de vida no Distrito 1 é bom e as pessoas quase não passam fome. As crianças só trabalham após os 16 anos e são ilegalmente treinadas desde cedo nas mais diversas técnicas de combate e uso de armas para garantir-lhes um melhor desempenho durante os Jogos Vorazes. O Distrito 1 já possui cinco vitoriosos, dentre os quais se destacam os mentores Apollo Glare e Topaz Ross - vencedores das 3ª e 4ª edições, respectivamente.

► Distrito 2

Construído entre montanhas e pedreiras, o 2 é outro distrito carreirista, responsável pela exploração da alvenaria e extração de pedras para construção. Entretanto, este também é o distrito responsável por formar candidatos a Pacificadores, além de possuir indústrias responsáveis pela construção de armamento, trens e suplementos para a força militar de Panem. Vulgarmente, as pessoas deste distrito são chamadas de "bichos de estimação" da Capital, pois assim como o 1 e 4, o Distrito 2 mostrou lealdade à Capital durante os Dias Escuros, sendo recompensado com um tratamento diferenciado pela Capital e recebendo melhores moradias e alimentos. Apesar disso, os trabalhadores sofrem tanto quanto os demais distritos para explorar as pedras das minas. As crianças mais fortes são bem alimentadas e treinadas, visando tornarem-se Pacificadores ou vitoriosos nos Jogos Vorazes. Dentre os cinco vitoriosos que já ganharam os jogos representando o Distrito 2, destacam-se os mentores Julian Bryze e Lilith Valferno - vencedores da 2ª e 6ª edições, respectivamente.

► Distrito 3

Aqui a educação é voltada para os diversos campos da engenharia, visando o desenvolvimento de gênios capazes de manter o nível futurista da tecnologia que sustenta a Capital. A indústria do Distrito 3 é voltada para a área da eletrônica, de computação, desenvolvimento automobilístico e de armamento. A vastidão de industrias localizada aqui contribui para o pior problema local: a poluição. Antes dos Dias Escuros, era o Distrito mais rico de Panem. Hoje, as condições de trabalho não são boas e as pessoas passam fome. O Distrito 3 possui um único vitorioso, Karell Goravich, ganhador da 16ª edição.

► Distrito Quatro

Último distrito carreirista, é composto por uma vasta faixa de terra no litoral sul de Panem. Este Distrito é encarregado de explorar a pesca, usufruindo da proximidade com o mar na busca de peixes e alimentos marinhos. As crianças aprendem cedo o ofício com os pais, trançando redes, usando arpões e mergulhando no mar agitado. A maior parte do que produzem é enviado para a Capital, porém ainda sobra bastante para a alimentação dos seus habitantes. Aqui as crianças também são treinadas especificamente para os Jogos Vorazes e quatro já se tornaram vitoriosos, com destaque para os mentores Mags Cohen e Leon Watternot - vencedores da 11ª e 12ª edição, respectivamente.

► Distrito Cinco

É formada por uma pequena área e possui poucos habitantes. É no Distrito 5 que são geradas todas as fontes de energia que alimentam Panem: elétrica, eólica, solar e nuclear. A energia é enviada principalmente para a Capital, partilhando apenas uma pequena parcela com os demais Distritos. Este é o único dos Distritos onde a energia elétrica está presente 24 horas por dia, o que também significa que suas cercas mantém-se eletrificadas durante todo o tempo. É raro que as crianças daqui necessitem de tésseras para sobreviver. Lyra Turner, vencedora da 15ª edição, é a única vitoriosa do Distrito 5.

► Distrito Seis

Esta é a área onde são produzidos a maioria dos meios de transporte de Panem, principalmente os aerodeslizadores, os trens de alta velocidade e os trens de carga. Apesar disso, nem mesmo os trabalhadores tem direito a desfrutar de suas criações. Por dedicarem-se apenas à produção de objetos dos quais não tem acesso e por não sem uma produção de alimento própria, os habitantes do Distrito Seis sobrevivem com extrema dificuldade. Peridot Myler é até então o único vitorioso do Distrito 6, que se sobressaiu ao ganhar a 7ª edição.

► Distrito Sete

Ocupando uma vasta área arborizada, principalmente por pinheiros, o Distrito 7 é responsável pela extração de madeira e produção de papel. Os habitantes aprendem cedo a manejar ferramentas de trabalho como machados, serras e martelos. Até mesmo o trabalho infantil é bastante utilizado, uma vez que aqui as pessoas também vivem com dificuldades e lutam contra a fome enquanto trabalham de forma bastante exaustiva.

► Distrito Oito

A principal industria da região é a têxtil, produzindo tecido para a capital e para os demais distritos. Produzem e colhem o próprio algodão e ovelhas, além de serem capazes de produzir outros tipos de tecidos artificiais nas fábricas. Existem fábricas especializadas em produzir os trajes dos Pacificadores. O pagamento pelo trabalho nas fábricas são baixos, exigindo que grande parte dos residentes cumpram jornadas duplas de trabalho para sobreviver.

► Distrito Nove

Este Distrito é encarregado da produção de grãos de várias espécies. Daqui sai o trigo, milho, feijão e outros grãos que, além de chegar a Capital, também formam a base da alimentação cedida aos Distritos. São superexplorados, obrigados a trabalhar da forma mais rentável possível. Além dos campos de cultivo, grande parte do Distrito é constituído por fábricas especializadas no tratamento dos grãos.

► Distrito Dez

É uma área quase que exclusivamente rural, destinada a criação de animais para o abate. A maior parte do alimento produzido aqui segue para a Capital, deixando os habitantes na miséria. Os rebanhos são rigorosamente conferidos pelos Pacificadores, havendo cotas que todas as famílias devem produzir. Os crianças do Distrito Dez sabem manejar lâminas e estão habituadas com o sangue e a matança de outros seres vivos, o que os torna Tributos perigosos durante os Jogos Vorazes.

► Distrito Onze

É destinado a agricultura. É conhecido por seus campos imensos, com florestas, plantações e jardins. Apesar de haver bastante alimento, a população é explorada ao extremo, especialmente nos tempos de colheita. O trabalho pesado, carregando frutas e sacos de sementes por uma longa distância, torna os habitantes fortes fisicamente. Crianças geralmente são utilizadas para alcançar frutos nos galhos mais altos e frágeis das arvores. Comer a produção durante o trabalho é um crime, punido com chicoteamento em praça pública. Grande parte dos habitantes do Distrito Onze possui a pele escura.

► Distrito Doze

Um dos distritos mais pobres de Panem, produtor de carvão. A maioria dos habitantes trabalham nas minas, enfrentando o perigo de um local sem condições para sua saúde. A precariedade do distrito é tanta que muitos utilizam um sistema de troca de produtos para sobreviver. Nos Jogos Vorazes são sempre motivo de riso e geralmente estão entre os primeiros a perder a vida.

► Distrito Treze

Todo mundo conhecia o Distrito Treze como produtor de grafite. Entretanto, o local também explorava material radioativo. Quando a rebelião ocorreu, a Capital atirou suas bombas contra o Distrito Treze, obliterando-o do mapa e utilizando sua destruição como propaganda para evitar novos levantes. Todos os anos é exibido na TV um especial sobre a rebelião, mostrando o estado de devastação que ficou para trás onde antes era o Distrito Treze.


Jogos Vorazes
A Colheita:

"O sistema da colheita é injusto, com os pobres ficando com a pior parte. Você se torna elegível para a colheita no dia em que completa doze anos. Nesse ano, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante até você atingir a idade de 18 anos, o último ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio. É assim que acontece para todos os cidadãos nos doze distritos em todo o país de Panem.

Mas aí vem a jogada. Digamos que você seja pobre e esteja passando fome. Você pode optar por adicionar seu nome mais vezes em troca de tésseras. Cada téssera vale um escasso suprimento anual de grãos e óleo para cada pessoa. Você também pode fazer isso para cada membro de sua família. Assim, aos doze anos de idade, meu nome foi inscrito quatro vezes no sorteio. Uma vez porque era obrigatório e outras três vezes por causa das tésseras que garantiriam grãos e óleo para mim, para Prim e para minha mãe. Na verdade, precisei fazer isso a cada ano. E as inscrições são cumulativas. Então agora, com dezesseis anos, meu nome aparecerá vinte vezes na colheita. Gale, que tem dezoito anos e tem ajudado ou alimentado sozinho uma família de cinco pessoas por sete anos, aparecerá 42 vezes no sorteio."


~ Trecho retirado do livro Jogos Vorazes.

A Colheita é realizada na praça central de cada distrito, em horário determinado, por um representante da Capital. Todos os habitantes devem estar presentes durante a cerimônia, sem exceções. Geralmente os cidadãos são reunidos na praça algumas horas antes, permitindo assim que os Pacificadores vasculhem as casas para ter certeza de que ninguém esteja se escondendo. Apenas aqueles que estejam no leito de morte e incapacitados de serem levados são excluídos da cerimônia.

O dia da Colheita é considerado um feriado nacional, com todos sendo dispensados dos seus serviços. O processo dura aproximadamente meia hora e é realizado em horários diferente para cada distrito. Assim, todo o país pode assistir as colheitas. Os horários são os seguintes:

09:00: Distrito 1
09:30 - Distrito 2
10:00 - Distrito 3
10:30 - Distrito 4
11:00 - Distrito 5
11:30 - Distrito 6
12:00 - Distrito 7
12:30 - Distrito 8
13:00 - Distrito 9
13:30 - Distrito 10
14:00 - Distrito 11
14:30 - Distrito 12


As crianças entre 12 e 18 anos são separadas de suas famílias e reunidas em uma área próxima ao palco, separadas por idade – os mais velhos na frente, os mais novos atrás. Duas bolas de vidro armazenam os nomes das crianças elegíveis. Após um discurso rápido, um representante da Capital, retira o nome de uma garota e de um garoto, nesta ordem, que a partir daquele momento se tornarão Tributos nos Jogos Vorazes.

Quando uma criança for sorteada é permitido que outra criança do mesmo sexo se voluntarie para participar dos Jogos em seu lugar. Esta é uma prática recorrente nos distritos carreiristas, Um, Dois e Quatro. Após o sorteio, os Tributos são levados a uma sala na prefeitura para despedir-se dos seus amigos e familiares. As crianças tem direito a levar apenas um item, que não possa ser usado como arma, que represente seu distrito. Geralmente são escolhidos broches, anéis ou outras joias. Sem muita demora, os Tributos são embarcados em um trem em direção a Capital, onde as preparações para os Jogos Vorazes se iniciarão.

Os Pré-Jogos:

Durante a viagem até a Capital, os Tributos conhecem a equipe que os acompanharão: seu mentor, estilista e equipe de apoio. Cabe ao mentor passar sua experiência como antigo vitorioso dos Jogos Vorazes, ao estilista montar um traje que reflita as principais características do seu distrito e a equipe de apoio cuidará da sua limpeza e lhe deixará visivelmente agradável ao público da Capital. Quando todos os Tributos reúnem-se na Capital, são apresentados ao público em um desfile e, posteriormente, terão direito a uma entrevista de dois minutos.

Antes dos Jogos os Tributos também terão a oportunidade de treinar algumas técnicas com profissionais, o que pode ser útil para sua sobrevivência na arena. Cada Tributo terá também a chance de exibir suas habilidades em um treino individual sobre os olhares dos Idealizadores dos Jogos Vorazes. Pela avaliação do desempenho de cada um nesta apresentação, são divulgados para toda a nação uma pontuação para os Tributos, que pode ir de 1 a 12. Quanto menor a nota, menos chances a criança possui de ganhar os Jogos.

O desempenho dos Tributos neste período que precede os Jogos influenciará a audiência e pode lhes render uma grande vantagem: um patrocinador rico, que gastará seu dinheiro para fornecer comida, remédios, armas ou o que for preciso para mantê-lo vivo dentro da arena.

Os Jogos:

Antes de entrar na arena, um chip de localização é inserido no braço de cada Tributo. Isso permite que a Capital, e todas as câmeras escondidas na arena, localizem as crianças durante todo o Jogo. Quando um Tributo morre, ouve-se um disparo de canhão e um aerodeslizador aparece para levar o corpo embora. O cadáver é então encaixotado e enviado de volta ao seu distrito, para ser enterrado. Ao fim de todas as noites, no céu da arena são exibidos os rostos de todos os mortos daquele dia.

Nenhum Tributo sabe o que lhe espera na arena. Os campos geralmente são construídos artificialmente, cheios de armadilhas e perigos, incentivando o conflito e impossibilitando que uma criança fique escondida dos outros por muito tempo. Desenvolvida pelos Idealizadores, a arena é alterada todos os anos. Os Jogos iniciam sempre ao redor de uma grande estrutura dourada em forma de chifre, a Cornucópia, preenchida com armas e suprimentos a vontade: mochilas, roupas, comida, remédios, equipamentos, etc. Por conta disso, muitos Tributos morrem logo no primeiro dia, no banho de sangue que se forma ao redor da Cornucópia.

Os Jogos Vorazes também desenrolam-se fora da arena, com cada mentor tentando reunir fundos dos patrocinadores para ajudar seus Tributos. As dádivas, como são chamadas, são compradas por altos preços, que crescem conforme os Jogos avançam. Surgem na arena carregados por pequenos paraquedas prateados e ajudam a suprimir qualquer necessidade que os Tributos estejam passando.

Os Jogos Vorazes terminam quando apenas um Tributo permanecer com vida. O vitorioso é levado de volta a Capital, onde recebe os cuidados médicos necessários e então retorna ao seu Distrito. A celebração dura alguns meses, com o vitorioso e sua equipe percorrendo todos os Distritos e a Capital, participando de festas com os prefeitos e a elite local. A comemoração encerra-se apenas no ano seguinte, coincidindo com a data da próxima colheita.


© Criado por secret para The pretty odd
Alaric Alioth
Alaric Alioth
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/12/2014

https://panem-rpg.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos